restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

Terça-feira, primeiro dia do mês para comemorar a entrega de materiais para as escolas

Na presença do Secretário Municipal da Cultura Roque Jacoby, do Secretário Adjunto da Cultura, Vinícius Cáurio, do Presidente da Liespa, Juarez Gutierres de Souza, do coordenador das Manifestações Populares,  Joaquim Lucena Neto, do vice-presidente da LIESPA Rodrigo Costa, do Rei Momo Mauricio Melo, do presidente e vice-presidente da UECGAPA,  e dos presidentes das escolas, aconteceu,  na tarde desta terça -feira (1), no  Complexo Cultural do Porto Seco,  a entrega de materiais que serão utilizados no Carnaval 2017. O material foi transportados por  quarenta caminhões, e  solenidade de entrega aconteceu no baracão onde é a sede da LIESPA- Liga Independente das Escolas de Samba GE  de Porto Alegre.

Este é o resultado do projeto Cadeia Produtiva do Carnaval e é o primeiro convênio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Municipal da Cultura, que tem como objetivo qualificar o carnaval de Porto Alegre. Somados os cahes oficiais, com esta entrega de materiais,  as escolas terão  aproximadamente  70% do custo cobertos  para realizar o desfile de 2017 .

 O que eles dizem 

Secretário Roque Jacoby,  “A Secretaria da Cultura de Porto Alegre sente-se honrada em acolher este projeto piloto do MinC que fortalece o carnaval da cidade servindo de modelo para outros municípios”.

Presidente Juarez Gutierres de Souza, “Este é um dia feliz para o nosso carnaval, a entrega destes materiais é a certeza de um desfile com qualidade,  isto garantirá o sucesso e a continuidade do PROJETO”.

Coordenador Joaquim Lucena Neto, “É um marco para o carnaval, servimos de exemplo para o resto do Brasil com este projeto piloto”.

 O projeto

Trata-se de um projeto piloto do MinC que será  testado em Porto Alegre e que futuramente deverá implementado em todo o país. Com foco no carnaval do futuro,  o objetivo é disponibilizar materiais para serem usados na confecção das fantasias e dos carros alegóricos, usados durante a folia de momo no sambódromo. O investimento chegou a  R$ 2,2 milhões,  nesta primeira etapa. Em 2017 serão realizadas oficinas, que darão seguimento ao projeto, e  desta forma se qualifique a utilização dos materiais. Ao todo R$ 800 mil foram doados, para a execução em diferentes segmentos, contemplando os mais diversos interesse do carnaval, entre eles a a elaboração de fantasias e alegorias. Vale ressaltar que as oficinas e os oficineiros serão escolhidos através de  edital, que deverá ser publicado em meados de 2017.

Materiais entregues (Lista parcial)

Chapa de compensado de 6mm – 600 peças

Chapa de compensado de 10mm – 984 peças

Chapa de compensado de 12mm – 1.992 peças

Chapa de papelão ondulado duplo – 3.000 peças

Isopor – 144 blocos

Tecidos de courro sintético – 4.880 metros

Aljofer – 3.384 rolos

Tecido de chitão – 5.280 metros

Folha EVA – 12.000 peças

Tecido de malha – 10.800 metros

Rolo de galão (grega colorida) -10.474 rolos

Tecido de algodão – 5.424 metros

Tecido de cetim – 3.120 metros

Tecido de organza cristal – 17.712 metros

Viés – 2.852 rolos

Penas de rabo de galo – 36 quilos

Pena de faisão – 4.272 peças

Pluma de espigão – 36 quilos

Bobina de acetado com 50 quilos cada – 58 rolos

Tudo regular de aço 6mm – 1.440 barras

Barra 6mm de aço 2160 barras

Barra 6mm – 1.920 barras

Saco de cimento de 40 quilos – 120 sacos

Tecido de vinil – 2.400 metros

Tecido de viscose 3696 metros

Bastão de cola quente – 2,4 toneladas

Tinta de acrilo – 1.200 latas de 18 litros

Pele para instrumentos aro 12 a 26 – 700 peças

Tecido de tafetá – 10.272 metros

Tecido filó – 16.656 metros

Tecido de voal poliester – 4.560 metros

Tecido de lamé prata e dourado – 8.520 metros

Galão de paetê – 3.600 rolos

Fatima Rodrigues Oliveira/ Comunicação Liespa

Check Also

EQUIPE LIESPA HOMENAGEIA O ANIVERSÁRIO DE SEU LIDER

O carnaval de 2017, precisou mais que nunca de um líder,  então veio para a …

3 comments

  1. Mega surpreedida com isso tudo….a possibilidade de ver nosso carnaval crescido, forte e competitivo é realmente MUITO BOM… SOU DESSE MEIO, DESFILANTE E PARTICIPANTE ATIVA DESSA FESTA QUE TANTO AMO…PARABÉNS…QUE ESSE PROJETO SE CONFIRME E QUE AS ESCLAS SAIBAM USARE ASSIM REALIZAR UM GRANDE CARNAVAL.

  2. Meu parabéns a Liespa e a todos envolvidos no Carnaval 2017 de Porto Alegre, cada ano que passa fica mais belo e charmoso, o carnaval dos Gaúchos. Somos muitos gratos pelos que trabalham o ano todos pra um carnaval perfeito. Que todas as escolas contribuam com a beleza nas fantasia e carros alegóricos. Vamos lá mão na massa, bom trabalho á todos.

  3. Ineida Pastro Krowczuk

    Bela parceria, que o Projeto seja um sucesso e garanta o evento com material para desenvolver fantasias, adereços, carros alegóricos e tudo o mais necessário para o evento. Que as oficinas esperadas sejam a abertura para o envolvimento com a comunidade interessada na capacitação para os demais carnavais.
    Gostaria de ministrar oficinas de Adereços e Chapelaria junto à comunidade. Bom trabalho a todos pois será um ano de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *