restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

Sorteio dos desfiles e Descida da Borges fazem a alegria dos Carnavalescos

img_1430
Corte Oficial de Porto Alegre

Conforme já havíamos anunciado, aconteceu na noite desta sexta-feira (14),  o sorteio da ordem de desfile das escolas de samba das séries Ouro, Prata e Bronze do carnaval de Porto Alegre 2017.

Esta foi a estreia do sorteio ao vivo  e em praça aberta ao público, especificamente, o  local escolhido foi o Largo Glênio Peres,  que ficou lotado com mais de 6 mil pessoas que cantaram e dançaram antes do sorteio. Entre os shows, se apresentaram Bambas da Orgia e Banda da Saldanha

Tudo ao gosto de quem respira esta festa maravilhosa chamada de Carnaval, o sorteio  foi antecipado, tendo em vista a da inclusão do carnaval na 12ª Festa Nacional da Música, que está acontecendo desde o dia 9 e termina em 19 de outubro, em Porto Alegre.

Transparência,  esta foi a expressão mais usada durante o sorteio, o que certamente enalteceu a decisão. no palco, os Estandartes das escolas, receberam a Corte Oficial do Carnaval, que contou com a presença do Rei Momo Mauricio Melo e das princesas, Tayná Pires e Aline Melo, o presidente da Liespa- Liga Independente das Escolas de Samba GE de Porto Alegre, Juarez Gutierres de Souza, o Coordenador das Manifestações Populares Joaquim Lucena, o idealizador da Festa Nacional da Música, Fernando Vieira e  os presidentes das escolas de samba.

O presidente da Liespa, Juarez Gutierres de Souza, frisou que o carnaval de 2017 tem tudo para ser bom e se tornar ainda melhor a cada ano. “O nosso carnaval é uma aula de disciplina e segurança. Não temos nenhum dado que diga o contrário”, afirmou. “Pela primeira vez na história do Carnaval, fazemos o sorteio da ordem do desfile em praça pública”, ressaltou ainda o presidente.

Para Joaquim Lucena Neto, Coordenador das Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura, disse que a união com a  Festa Nacional da Música proporcionou a inserção na cultura nacional para o Carnaval.

Sobre o sorteio: A responsabilidade de confirmar e abrir os números pré-estipulados e guardados dentro de um recipiente transparente, para logo após ser sorteado, ficou a cargo do Presidente da Liespa, Juarez Gutierres de Souza,  logo,   uma a uma as escolas foram sendo definidas e confirmadas, a noite de desfile do grupo principal será aberta pelos Embaixadores do Ritmo, entretanto a última escola a desfilar no Complexo Cultural do Porto Seco será Império da Zona Norte. Com direito a escolha, fora do sorteio, devido a sua classificação, o presidente da campeã Imperatriz Dona Leopoldina,Victor Hugo Amaro,  escolheu repetir sua colocação na ordem do desfile, e será a sexta escola a entrar na avenida, outra agraciada foi a escola Império do Sol,  campeã do Grupão em 2016.

img_1447img_1461img_1468img_1504img_1487img_1484

 Acompanhe abaixo, como ficou a ordem dos desfiles definida no sorteio:

  • Série Bronze

1º Escola de Samba da Glória

2º Protegidos da Princesa Isabel

3º Filhos da Candinha

4º Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro

5º Fidalgos e Aristocratas

6º União da Tinga

7º Acadêmicos da Orgia

8º Unidos do Guajuviras

  • Série Prata

1º Unidos do Capão

2º União da Vila Isabel

3º Copacabana

4º Samba Puro

5º Império do Sol

6º Academia de Samba Praiana

7º Escola de Samba Realeza

8º Unidos da Vila Mapa

  • Série Ouro

1º Embaixadores do Ritmo

2º Bambas da Orgia

3º Unidos da Vila do IAPI

4º Estado Maior da Restinga

5º Imperadores do Samba

6º Imperatriz Dona Leopoldina

7º Acadêmicos do Gravataí

8º Império da Zona Norte

img_1667Com o público animado, e com a participação do Secretário da Cultura Roque Jacoby, a tradicional Descida da Borges, teve a sua estreia na Festa Nacional da Música,  mais de 20 mil pessoas, se aglomeravam para apoiar e cantar com as escolas, Império do Sol, Bambas da Orgia, Imperadores do Samba e a campeã Imperatriz Dona Leopoldina. Vale ressaltar que Fernando Vieira, organizador da Festa acompanhou tudo do alto do caminhão de som, ao lado do apresentador oficial, Odir Ferreira.

img_1745img_1707

 img_1729 img_1741 img_1757 img_1745

Fatima Rodrigues Oliveira/ Comunicação LIESPA

Check Also

A LIESPA DÁ BOAS-VINDAS AOS NOVOS PRESIDENTES DA VILA E DA IMPERATRIZ

O Presidente Juarez Gutierres de Souza, em nome da Diretoria Executiva da LIESPA- Liga Independente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *