“Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara…”

Sambar ao som de um bom e alegre samba enredo, ou de uma marchinha de carnaval, arranca suspiros, ainda que pareça tão difícil manter o carnaval respirando, já que o carnaval de Porto Alegre vem sofrendo nos últimos anos, se segurando com as forças de seus foliões, apaixonados pela cultura,   um de seus maiores defensores é o Presidente da LIESPA, Juarez Gutierres de Souza, que não abre mão  de realizar a  maior festa popular brasileira na Capital dos Gaúchos.

E pensando nisto, incansável ele busca parceiros, patrocinadores ou apoiadores, o que nem sempre logra êxito,  entretanto,  como  um lutador, ele continua e  não desiste e nesta segunda -feira, aconteceu na Sala Figueira do Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre,  a primeira coletiva de imprensa, que contou com a presença em massa dos profissionais, que estão de uma maneira ou outra procurando manter acessa a chama do samba no pé.

O Presidente da LIESPA-Liga Independente das Escolas de Samba, Juarez Gutierres de Souza, abriu a coletiva, a mesa foi composta pelo  presidente da UECGAPA- União da Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso, Arlindo Mença (Baia),  o  Vereador João Bosco Vaz, o Jornalista André Machado,  o  Secretário-adjunto da Cultura Leonardo Maricato, o representante da Matrix, Sandro Santos e o representante do Trilegal, Wilson de Medeiros Neto e para a felicidade de carnavalescos e admiradores a data  já foi  definida, em 2018, o carnaval de Porto Alegre será fora de época pelo 2º ano, os desfiles estão programado para os dias 23 e 24 de março, sendo o palco dos desfiles oficiais, o sambódromo no Porto Seco.

A mesa foi composta pelo Jornalista da Band, André Machado, o  Secretário-adjunto da Cultura Leonardo Maricato, o  Presidente da LIESPA, Juarez Gutierres de Souza, o  Vereador João Bosco Vaz, o  presidente da UECGAPA, Arlindo Mença (Baia), o representante da Matrix, Sandro Santos e o representante do Trilegal, Wilson de Medeiros Neto

O presidente reforçou que aguarda que o prefeito em exercício, Gustavo Paim,  sancione o  projeto proposto pelo executivo e aprovado pelo legislativo em dezembro, que  prevê que uma empresa terceirizada realize a montagem da  estrutura necessária no Complexo, para receber os foliões.

“Vale lembrar que a data oficial do carnaval 2018, será entre os dias 10 e 13 de de fevereiro”

Em uma de suas declarações, ele afirmou que a empresa já foi consultada e  que as negociações estão avançando, entretanto,  o nome será informado oportunamente, Juarez informou ainda que a  contrapartida será em eventos,  que serão realizados durante o ano no sambódromo.

Concurso para eleger a Corte Oficial

Este ano em um formato diferente, com a parceria da Band, 12 lindas moças, oriundas das escolas de samba da capital, são candidatas ao título de  Rainha e  03 candidatos a Rei Momo, já estão em plena corrida pela coroa,  ambos  participaram da entrevista, onde quatro jurados, fizeram perguntas e avaliaram a desenvoltura e  conhecimento, isto na  primeira etapa, que aconteceu na última segunda-feira (8), na sede da Band.

O  Rei Momo de Porto Alegre, aquele que terá a árdua responsabilidade de divulgar e enaltecer o carnaval, ocupando o cargo que pertenceu a Mauricio Melo, nos últimos dois anos, será conhecido na próxima segunda-feira (15), com a escolha dos jurados e também por votação popular, no site da Band: www.band.com.br/rs/, nesta mesma tarde, no programa Band Mulher, os jurados escolhem oito semifinalistas, que continuarão na corrida pela corroa   de Rainha, já no dia seguinte, terça-feira (16), as quatro finalistas serão conhecidas.

A votação realizada pelo site da Band, elegerá a quinta finalista, em caso de empate o critério de desempate será para a candidata que tiver o maior número de votos popular e para finalizar a Rainha do Carnaval será conhecida no dia 17 de janeiro.

Escolha da Corte da Maturidade

Na sexta-feira dia 26 de janeiro, às 15h no Clube dos Namorados, na Av. Carlos Barbosa,  ao lado do antigo Estádio Olímpico, apresentação dos candidatos e candidatas do concurso de Rei Momo, Rainha e Princesa da Maturidade. A data do concurso será informada nos próximos dias, a coordenação é de  Dilci Rodrigues.

Dilci Rodrigues, Juares Gutierres e Paulo Pinho, acompanhados de duas candidatas

No final de janeiro,  26 e 27, a primeira agenda oficial da Corte Oficial, será no momento em que os sambas-enredo das escolas, serão conhecidos, na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina, em 2 de fevereiro no pavilhão B1,  do Porto Seco, sede da  Liespa, será sorteado ordem dos desfiles, em  23 e  9 de março, acontecerá as tão esperadas Descida da Borges. O ensaio técnico(muamba), acontecerá em 22 de março. Os desfiles oficiais acontecerão no final de março, confira abaixo.

Calendário oficial do Carnaval Trilegal 2018

Escolha da Corte do Carnaval 2018: 15/ 16 e 17 de janeiro

Mostra de sambas-enredo: 26 e 27 de janeiro, na Escola Imperatriz Dona Leopoldina, com inicio às 21h

Descida da Borges: 23 fevereiro e 9 de março

Ensaio técnico: 22 de março (Muamba)

Desfile oficial:

 Série Prata

23 de março

Série Ouro

24 de março

Uma das decisões que estão sendo avaliadas é a possibilidade de que a Série Bronze possa realizar a abertura dos desfiles oficiais, nas duas noites, sendo que 03 escolas abririam uma noite e 04  escolas a outra.

Apuração: 

Data: 26 de março

Horário: 16h

 Complexo Cultural do Porto Seco

Estandarte de Ouro:

07 de abril,

Pavilhão da  Liespa, no Complexo Cultural do Porto Seco

`Horário:  21h

A final da coletiva, o presidente agradeceu dizendo:

“VAMOS FAZER O NOSSO CARNAVAL SER GRANDE, ELE NÃO É DA LIESPA, NÃO É DA UECGAPA, NÃO É DO JUAREZ, NÃO É DO BAIA, ELE É DA CIDADE, DAS PESSOAS, CADA UM DE NÓS É RESPONSÁVEL PELA GRANDEZA OU NÃO DO NOSSO CARNAVAL! ”

Agradecimentos: Hotel Plaza São Rafael, e sua equipe, incansável nos apoiando e a toda imprensa que se fez presente!

Fátima R Oliveira/ Diretora de Comunicação LIESPA

Fotos: André Gomes/ Comunicação LIESPA