restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

O ÚLTIMO DESFILE DE FÁBIO VERÇOZA, SUA DESPEDIDA

A vida é feita de alegrias, de conquistas e de surpresas, de nascer… DE VIVER… e de morrer, porque?

FÁBIO VERÇOZA

*07/ 07 /1964

+29/ 06 /2017

Fotos: Fatima R Oliveira

Fizemos tudo para ser feliz e buscamos conforto em nosso coração quando nossos pensamentos se perdem e encontram um vazio, que preencher é difícil. Na noite desta quinta -feira, a LIESPA, ficou silenciosa,  seu presidente Juarez Gutierres de Souza, vem dizer ao POVO CARNAVALESCO QUE PERDEMOS UM GRANDE CARNAVALESCO.

Faleceu nesta quinta-feira Fábio Verçoza, um dos mais conhecidos Rei Momo da Capital, aos 52 anos, o corpo de Fábio foi encontrado em sua residencia, no Bairro Santo Antônio. De acordo com informações  ele foi encontrado em seu apartamento no começo da noite , ainda de acordo com informações a causa foi infarto.

Apaixonado pelo carnaval Fábio, comandou a folia de momo, por 10 anos,  ao completar uma “Década de amor ao Carnaval” em 2015, decidiu que era hora de parar, sair de cena. Funcionário público,  formado em Direito e Matemática, vivia seus sonhos intensamente, criativo e decidido, passava suas noites bordando as fantasias que usaria,  optou  por amor estar envolvido de corpo e alma na maior festa popular do mundo, o carnaval, carregava a coroa de Rei Momo com orgulho e defendia as ideias de maneira intensa, pois para ele o carnaval era sua maior paixão e estava acima de tudo.

Fábio Verçoza, nasceu em 07 de julho de 1964, em Porto Alegre, foi criado no bairro Menino Deus,  desfilou em quase todas as agremiações da cidade, concorrendo em Concurso de Fantasias do Baile Municipal e trabalhando na produção junto à Secretaria Municipal de Cultura. Em dezembro de 1997, inscreveu-se ao título de Rei Momo da Capital gaúcha. E saiu vencedor. Reinou em 98, 99 e 2000,  quando pediu afastamento do cargo, em função do término de sua faculdade de direito.

Entretanto em 2008, voltou ao concurso Rei Momo de POA para os anos de 2009 e 2010. Inscreveu-se e sagrou-se vencedor, Fábio foi reconduzido para o reinado de 2011/2012/2013/2014/2015.

Em 2016,  foi homenageado pela Copacabana, que levou para a avenida um pouco de sua história, já em 2017, saiu na Acadêmicos de Gravataí, como Chacrinha, usando uma de suas fantasias preferidas, entretanto,  incansável ele desfilou em praticamente todas as escolas, mesmo conhecendo Verçoza perguntei, “Tu não cansa”, e respondeu, “Tu sabe que não, eu adoro”.  Sua marca registrada era o seu sorriso e como Rei Momo, adotou o habito de colocar sobre a cabeça de seus amigos sua coroa, porém em sinal de respeito, sempre a segurava. Como  Rei Momo de Porto Alegre viveu, seus sonhos e projetos intensamente,  sua frase preferida era “Fantasia de Rei é minha segunda PELE”. Quando se referia ao carnaval, falava com paixão, paixão essa que começou muito cedo, em bailes infantis  do Partenon Tênis Clube.

O funeral de Fábio Verçoza, acontece a partir das 8h da manhã, no Cemitério da Santa Casa, capela 06 e  o sepultamento está marcado para às 15h desta sexta-feira, 30 de junho.

Deixo aqui este registro,  uma homenagem que as soberanas fizeram para Fabio Verçoza, em um de seus tantos eventos, onde costumava envolvê-las, para valorizá-las, mesmo após o termino de seus reinados!

Com algumas de suas soberanas em 2011/ Foto: FatimaROliveira

                               Um dia a maioria de nós irá separar-se…

Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, de angústia,  enfim… do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.  Hoje não tenho mais tanta certeza disso.

Em breve cada um de nós  vai para seu lado, por ou por  outro motivo, cada um segue sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe…  nos e-mail que trocaremos.

Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices… Até que os dias vão passar, meses…anos… até este contato se tornar cada vez mais raro.

Vamos nos perder no tempo…. e  um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: “Quem são aquelas pessoas?” Diremos…que eram nossos amigos e…… isso vai doer muito! “

A saudade vai apertar aqui dentro do peito.

Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente……

Quando o nosso grupo estiver incompleto… lembraremos, as lágrima certamente cairão, 

Por fim, cada um continuará a viver a sua vida, isolada do passado.

…. Por isso, fica aqui um pedido: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades…. como disse Fernando Pessoa ” Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”…

Muito obrigado a você nosso Rei, que iluminou nossos  olhos, que enriqueceu nossa  mente e  que encheu de amor nosso  coração, que nos animou, muito obrigado a você, não importa quantos nomes você tenha.

Maravilhosa é a pessoa que, após receber um benefício, agradece com alegria da gratidão no coração. E o benefício que você recebeu foi este dia vivido por você.

Obrigado, palavra que faz amigos, nos faz alcançar nossos objetivos, que significa sensibilidade, que tem  perfume de flor …

Muito obrigada!

Fatima R Oliveira/Comunicação LIESPA

Check Also

EQUIPE LIESPA HOMENAGEIA O ANIVERSÁRIO DE SEU LIDER

O carnaval de 2017, precisou mais que nunca de um líder,  então veio para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *