restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

Dicas de alimentação para o Carnaval

AlimentaçãoA maratona carnavalesca exige muita energia. Por isso a Coordenação do Carnaval procurou a nutricionista Jacira Conceição dos Santos para que desse algumas dicas de como cuidar da alimentação durante as folia. “É importante saber, porque, até os mais preparados precisam de  cuidados especiais com alimentação antes, durante e depois da festa, principalmente quando  ocorre a ingestão de bebidas alcoólicas”, afirma a nutricionista. Aqui vão as dicas:

Prepare-se – antes de cair folia, faça uma refeição completa com carne, vegetais, arroz ou macarrão, batatas e vale batata frita ou salada com maionese, assim  a  absorção do álcool acontecerá de forma mais lenta. Jamais beba de estômago vazio.

*Deixe pronto na geladeira para a volta da festa um sanduíche com pão, queijo, alface, tomate, presunto ou uma salada de macarrão com legumes, queijo picado e vegetais e assim você poderá fazer um lanche antes de dormir.

Repondo as Energias – alimente-se durante a festa, alimente-se a cada três horas coma sanduíche ou cachorro quente, na falta destes, vale os petiscos e belisketes como pipoca, castanhas, amendoim, pasteis etc.

Líquidos: tome bastante água durante a noite de carnaval e essencial manter-se hidratado. Com a ingestão de bebidas alcoólicas há um gasto maior de líquidos orgânicos, aumento da diurese e perdas pelo suor.

Após a festa –  que é também a preparação para a próxima noite  folia. O que o organismo mais necessita nas primeiras horas pós-festa é repor líquidos, minerais e energia. Beber água com freqüência e usar frutas e sucos de frutas ricas em potássio (aquelas que previnem as câimbras) como melancia, banana, água de coco e laranja. Fazer refeições leves com pouca gordura, arroz, pão, vegetais e carnes magras. Em lanches usar leite ou iogurte. A ingestão de proteínas de carnes, ovos e leite ou derivados como iogurte e queijos magros é fundamental para a recuperação o fígado.

Sugestões de lanches leves para os dias de Carnaval
– Sanduíche com pão, queijo, alface, tomate  e frango desfiado ou presunto magro e 1 copo de suco de abacaxi.
– Salada com macarrão parafuso cozido, queijo lanche e peito de peru picado, cenoura cozida, tomate ( sem semente), pimentão vermelho, pimentão verde, salsa e mostarda.l
– Torradas com requeijão. mel e suco de fruta.
– Frutas picadas como maçã, banana  e mamão com iogurte e biscoitos

Almoço ou Jantar
– Macarrão com molho de tomate, bife, salada de agrião, cebola e tomate;
– Batata assada com peixe grelhado e legumes cozidos;
– Arroz integral, Frango, salada de cenoura ralada, feijão branco e alface.

Sucos especiais:
-Suco de couve e laranja com 2 folhas de couve, 2 copos de suco de laranja,  2 copos de água gelada. Bata no liquidificador, coar e tomar gelado.

 

Alimentação

Fiscalização – A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) ao longo desta semana está fazendo a demarcação prévia das áreas de contenção, orientando comerciantes ambulantes sobre locais e produtos permitidos e alertando aos comerciantes de bares no entorno do Complexo Cultural sobre a  vedação de comercialização de bebidas alcoólicas em vasilhame de vidro, bem como apreendendo mercadorias e equipamentos irregulares. Haverá plantões e ações de fiscalização durante os quatro dias do evento nas áreas de contenção e entorno.

Alimentação – O espaço Butekão do Samba tem capacidade para atender três mil pessoas. No local, grupos de pagode e samba se alternarão durantes as noites de desfile. Já a praça de alimentação suportará cinco mil pessoas, ambos com sanitários extras. Em toda extensão da pista haverá quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas. A  Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde, que estará com equipe no local, aconselha os foliões a só consumirem alimentos na área licenciada e de comerciantes licenciados. Alimentos consumidos fora da praça de alimentação não são fiscalizados, têm origem duvidosa e podem colocar em risco a saúde do consumidor.

Objetos e alimentos permitidos – Nas  arquibancadas, é proibido entrar com bebidas , garrafas; latinhas,  guarda-chuva grande (sombrinhas e guarda-chuvas pequenos estão liberados); talheres (talheres de plástico estão liberados); objetos pontiagudos de qualquer espécie; bandeiras com mastros e vidros. Nos camarotes é permitida a entrada de

 

Check Also

EQUIPE LIESPA HOMENAGEIA O ANIVERSÁRIO DE SEU LIDER

O carnaval de 2017, precisou mais que nunca de um líder,  então veio para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *