Série Ouro

A ordem dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro de 2018, foi definida neste dia 03 de fevereiro, através de um sorteio. Serão 08 escolas nos dias 23 e 24 de março, com a decisão de se fazer o sorteio ao vivo na TV Band, parceira do Carnaval desde 2017, o apresentador do Bah! É Carnaval,  André Machado, buscou durante o sorteio relembrar dois gigantes do carnaval do passado, Ariovaldo Paz e Raimundo Macalé, entretanto justamente nos potes que homenageavam, houve uma desajuste, que causou um desencontro, um dos números foi trocado de pote, e o sorteio foi refeito, como o programa era ao vivo, o ajuste foi feito, via rede social da Band e da LIESPA.

De acordo com o presidente da LIESPA, houve uma inversão nos potes um e dois, “No primeiro estavam os números pares, que seriam destinados para as três últimas campeãs, e no segundo os ímpares, para as demais. Porém alguém inverteu”, ressaltou ele.

E pensando no bem comum, o carnaval, ouve a decisão por parte dos presidentes da Série Ouro que estavam presentes, e com o entendimento do conselho de presidentes,  da importância de um novo sorteio, o mesmo foi realizado, aí então ficando clara a ordem.

1-Embaixadores do Ritmo,

2 Imperatriz Dona Leopoldina,

3-União da Vila do IAPI,

4-Imperadores do Samba,

5-Acadêmicos de Gravataí,

6 -Estado Maior da Restinga,

7-Império da Zona Norte,

8- Bambas da Orgia

Corte do Carnaval de porto Alegre. Fotos: Fatima R Oliveira

O sorteio ficou a cargo da Corte Oficial do carnaval de Porto Alegre, o Rei Momo Byra Borba, acompanhado da Rainha Daniela Matos Raichembach e da Princesa Thauana Gouvêia, sob os olhares atentos do presidente da LIESPA e da imprensa que se fez presente no sorteio, os comentários estiveram a cargo de Alvaro Machado.

Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre, que ocorre no fim de semana dos dias 23 e 24 de março, no Complexo do Porto Seco.

Vale ressaltar que a escola Campeã de 2017,  Imperadores do Samba, teve a oportunidade de escolher a posição que entrariam na avenida neste ano, uma vez que esta possibilidade esta prevista no regulamento, escolhendo o ser a quarta escola a pisar no sambódromo, já a Embaixadores do Ritmo,  não participou do sorteio, pois havia solicitado para abrir o desfile, no dia 24 de março, e obteve a aprovação do Conselho, conselho. Por este motivo apenas seis escolas participaram do sorteio, na manhã do sábado, na sede da Band.

Da Série Prata

Após decisão, ficou definido que a  Série Prata manterá a ordem do ano passado, que acabou não acontecendo, pois as escolas não desfilaram

1- União da Tinga,

2- Vila Isabel,

3- Copacabana,

4- Academia de Samba Puro,

5- Império do Sol,

6- Academia de Samba Praiana,

7- Realeza e Unidos de Vila Mapa.

A União da  Tinga conquistou a primeira posição, pois a Unidos do Capão, pediu licença do desfile de 2018, deixando sua vaga liberada.

Da Série Bronze

As definições já estão avançadas em suas tratativas e deverão ter as decisões da ordem dos desfiles na reunião de terça-feira, que acontece a noite, a partir das 20h30.

Do carnaval

O desfiles acontecerão no Porto Seco,  é preciso valorizarmos a nossa cultura, pois o carnaval é arte, é cultura popular, que e proporciona emprego e diversão. Unidos somos mais e mais fortes, é preciso reacender a chama no olhar de cada carnavalesco, atrair novos olhares e ter esperança, acreditando sempre que o carnaval é de todos.

Fatima R Oliveira/ Comunicação LIESPA