restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

Agora é real, Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

“Nilo Feijó é um nome de referência, por sua integridade, sua lealdade, sua dedicação a cultura popular, em seu legado deixou ensinamentos que devem ser seguidos e lembrados, seu nome é um grande exemplo para o povo carnavalesco!”

                                                                                           * Juarez Gutierres de Souza-Presidente da LIESPA   

imagem155356Dia 30 de março foi inaugurado  o Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, que esta localizado na Av. Ipiranga, 311, em Porto Alegre. Está é a conquista de uma antiga reivindicação da comunidade negra e o objetivo é que o local acolha e promova  debates, palestras e fóruns de discussões. O Centro de Referência do Negro, recebeu o nome de  Nilo Feijó, em uma justa homenagem ao carnavalesco e antigo militante do movimento.

O prefeito José Fortunati, ressaltou durante o ato solene,  que a escolha do nome de Nilo Feijó,  para o centro, faz um reconhecimento mais do que justo ao carnavalesco, que ficou conhecido pela sua atuação na  causa do povo negro. “É uma obra importante pelo seu significado, que vai reunir aqueles que dedicam suas vidas pela causa.”

O espaço contará com espaço para biblioteca, miniauditório e demais salas multiuso. O Centro de Referência Nilo Alberto Feijó atendeu a uma demanda de trabalho apresentada a gestão municipal.

Espaço Nilo Feijo
Foto: Divulgação

Feijó nos deixou em janeiro de 2016, aos  82 anos, ele se destacou como compositor de sambas de quadra, sambas de enredo, marchinhas, pesquisador e militante cultural. Participou de vários grupos carnavalescos como Trevo de Ouro, Embaixadores do Ritmo,Tupinambás. Precursor do samba-enredo gaúcho, foi produtor musical, diretor de harmonia e jurado dos desfiles de Carnaval. Presidiu o Conselho da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul, e integrou o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro (2011/2013), representando o segmento Clubes Sociais pela Associação Satélite Prontidão, do qual era presidente.  No início do mês de dezembro de 2015, ele foi homenageado, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre junto com outros compositores, pelas “obras carnavalescas incríveis e fantásticas.

Fatima R Oliveira/ Comunicação LIESPA

Check Also

EQUIPE LIESPA HOMENAGEIA O ANIVERSÁRIO DE SEU LIDER

O carnaval de 2017, precisou mais que nunca de um líder,  então veio para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *