A Corte com José Paulo Dornelles Cairoli, vice-governador do Rio Grande do Sul e o deputado Maurício Dziedricki

O Rei Momo Byra Borba e suas Soberanas participaram na quarta-feira(31), da solenidade de  Sanção da lei que cria o Cadastro Estadual de Informações para Proteção da Infância e da Juventude, realizado pelo  governador José Ivo Sartori.  O Projeto de Lei nº 16/2016, de autoria do deputado Maurício Dziedricki, que cria o Cadastro Estadual de Informações para Proteção da Infância e da Juventude no Rio Grande do Sul. A lei, que visa a criar um cadastro de pedófilos no RS, foi aprovada por unanimidade no dia 5 de dezembro de 2017, na Assembleia Legislativa.

Até outubro de 2017, o número de denúncias de estupro de vulnerável no Rio Grande do Sul alcançou 2,3 mil casos. Dados do Disque 100 mostram que 90% das vítimas de pedofilia são abusadas por parentes ou por alguém que tenha algum tipo de ligação com os familiares da vítima. E, para piorar ainda mais esse cenário, estatísticas mundiais apontam que apenas 10% dos casos são notificados.

O acesso ao cadastro deve ser feito pelo site da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e permitirá que membros do Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil e Brigada Militar, além de pessoas envolvidas com a defesa dos direitos das crianças, como conselheiros tutelares e secretários de assistência social, possam agir de maneira mais efetiva e com medidas protetivas.

A solenidade aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini,  após o ato solene, Rei e Soberanas cumprimentaram o Governador, que agradeceu a participação da realeza, logo em seguida, muitos parlamentares vieram ao encontro da Corte, parabenizando e desejando um ótimo carnaval.

Estava presente o antecessor de Byra Borba, Rei Momo de Porto Alegre, o Rei Momo Mauricio Melo, que esteve a frente do reinado até dezembro de 2017, momento em que abriu mão do reinado por questões profissionais.

O Presidente da LIESPA, Juarez Gutierres de Souza acompanhou a Corte.

Fotos: Fatima R Oliveira/ Comunicação LIESPA

A Corte com o Presidente do Conselho Superior da Liga, Evaristo Muti, o deputado Maurício Dziedricki e o Presidente Juarez Gutierres de Souza

Byra Borba, reencontrar um conterrâneo e vereador de Guaíba, Antônio Arilene Pereira

A Corte com Mauricio Melo