restinga
bambas
embaixadores
gravatai
imperio zona
uniao
imperadores
imperatriz

 Prêmio Gato de Prata para o Setor 1

Eles fazem parte deste prêmio
Eles fazem parte deste prêmio

Para o carnaval de Porto Alegre, o ano de 2015, tem sido de gratas surpresas e satisfação, recentemente a Liespa foi procurada pelo Site Setor 1, para comunicar a indicação do site para receber o “Troféu Gato de Prata 2015” no Rio de janeiro, a lista dos vencedores e dos homenageados do ano, foi divulgada em maio e para a alegria da comunidade carnavalesca, o Setor 1 receberá o prêmio como melhor site de Carnaval do país.

O evento acontecerá dia 14 de julho, na cidade maravilhosa, na sede do Teatro Rival, o idealizador do Troféu Gato de Prata é o compositor, cantor e jornalista, Tico do Gato.

Todos sabemos do envolvimento do Setor 1 com o Carnaval Gaúcho, com suas raízes, e com o alcance que suas noticias tem junto a festa mais popular brasileira e nada mais justo que uma entrevista exclusiva, com o Diretor do site Israel Avila, grande responsável por este sucesso e merecedor deste prêmio, como ele diz: “Nada se consegue sozinho, o prêmio é da equipe e do carnaval”

Liespa: Que prêmio é este?

-Gato de Prata 2015,  esta é  sua 6º Edição, fomos indicados como  melhor site carnaval do país.

Liespa: Como foi a escolha?

– Alguns jornalistas do carnaval carioca junto a carnavalescos ficam durante o ano analisando o trabalho de diversas vertentes do carnaval, destaques, barracões, ensaios, entre elas os meios de comunicação. Nós nem esperávamos estar sendo avaliados, quanto mais receber essa honraria. Recebi um e-mail do Waltinho Honorato que me informou que estávamos entre os homenageados.

Liespa: Quando foi  fundado o Setor 1?

– O Setor 1 existe desde junho de 2013. Neste mês completa 2 anos.

Liespa: Cargo que ocupa?

– Fundador e Diretor Geral do Site

 Liespa:Qual o foco do Setor 1?

-O Setor 1 tem como foco o carnaval, mas não deixa de falar de assuntos da cultura popular pertinente ao mesmo publico, como a religiosidade, cultura negra, descriminação e outras verdades do carnaval, como a musicalidade (samba e pagode). Outro foco do site é humanizar as pessoas do carnaval. Mostrar que a porta estandarte, por exemplo, é também mãe, dona de casa… e tem muita história de vida para dividir… mostrar que a vida das pessoas vai além e as vezes até se confunde com a vida delas dentro das linhas amarelas da avenida.

 Liespa: Público que atinge?

A comunidade no seu toso, em especial a carnavalesca. Em Maio atingimos a marca dos 10 milhões de acessos em nossa rede.

Liespa: Uma pessoa que te apóia e que você considera?

-Não posso e nem vou ser injusto nesta pergunta, não dá para citar apenas uma pessoa. Tem tantas mãos que constroem o Setor 1. Tenho uma equipe maravilhosa, tenho e TIVE, porque não esqueço nenhuma das participações dentro do site, mesmo daqueles que por motivos pessoais ou internos tiveram de se afastar. Todos são importantes demais. Eu sou daqueles que acredita que não se faz nada sozinho… E eu graças ao bom Deus nunca precisei fazer, porque sempre estive rodeado de pessoas especiais e competentes.

 Liespa: Para você o que  foi  fundamental para a conquista do prêmio?

– O apoio dos nossos leitores. Hoje eu não tenho a dimensão de o quanto o que escrevemos alcança e de eu forma isso interfere no carnaval como um todo. As pessoas me dizem que “só quando sai no Setor 1 é verdade”, ao mesmo tempo que isso me envaidece também me preocupa porque aumenta demais a minha responsabilidade. Mas sobre ser fundamental, tem o apoio de outros órgãos e pessoas, como jornalistas amigos meus que ficam me dando “alguns puxões de orelha” e me auxiliando “por trás das cortinas”. Órgãos como a Liespa e Uecegapa, a Udesca, os jovens carnavalescos, a ASDIBA,  o site Grito de carnaval (nosso parceiro em SP) e todos os nossos leitores. Para mim, isso foi fundamental para esta conquista. Não teríamos motivos para ter um site se não tivéssemos  o que e  quem noticiar e nem quem nos acompanhasse, lendo nossas noticias, … até quem nos critica é importante a sua maneira.

Liespa: O que mudou para a equipe e para vc com essa conquista?

– RESPONSABILIDADE. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de apresentar cada dia um material melhor e mais completo para o nosso público. Mas a minha maior alegria em tudo isso é poder mudar,  não só pra mim e a para  a nossa equipe, mas sim para o CARNAVAL GAÚCHO, este sim é o protagonista do prêmio. Meu desejo é que as pessoas passem a olhar “pra cá” com mais respeito ao nosso samba e a nossa gente.

 Liespa: Israel x Israel?

Israel Avila– Um cara super simples, mas de personalidade forte. Sei que a minha própria personalidade me atrapalha às vezes, mas eu prefiro assim. Batalho pelas coisas que acredito e sinto, uma delas é o nosso carnaval. Abdiquei da minha família e da minha cidade para poder estar cada vez mais perto daquilo que amo: o carnaval de Porto Alegre.

 Liespa: Tua idade? 31 anos

 Liespa: Natural de onde? Sapiranga  – RS

 Liespa:Família? … um porto distante, mas seguro, pra onde eu corro quando quero descansar.

 Liespa:  Um defeito? Esperar das pessoas o mesmo que faço por elas.

 Liespa: Uma qualidade? Sou parceiro “até para chorar”.

 Liespa: Time? Inter

 Liespa: Fé? Africanista

 Liespa: Idolo? Meu Pai (Pai Vilson da Oxum)

 Liespa:Uma história que te faz feliz?

-Um dia quando ainda trabalhava com diretor nas escolas de samba sai de uma entidade e uma dirigente me disse: “Tu vai sair daqui e não vai ser ninguém no carnaval!” – um ano depois eu estava auxiliando a mesma entidade com o site, divulgando suas notícias e eventos. Esta história me faz feliz, por poder ajudar até mesmo quem não acredita no meu trabalho.

 Liespa: Um nome? Carlos Medina

 Liespa: Livro?  Viver, amar e compreender – Leo Buscaglia

 Liespa: Um enredo? “A Lenda da Explosão das Cores”- 2002 (Protegidos da Princesa Isabel).

 Liespa: Um  sonho? … desfilar em alguma escola, em ala, brincando, sem compromissos.

 Liespa: Teu agradecimento? 

-Quero agradecer a minha família em primeiro lugar, por compreender minhas ausências e me apoiar no que me faz feliz. Depois a minha segunda família, a FAMÍLIA SETOR 1, sem ela nada seria possível. Agradecer ao meu amigo e publicitário Pha Flores, que cuida da imagem do Setor 1 e agradecer a todo o povo do carnaval gaúcho, pedra fundamental e vitalícia do meu trabalho.

Em nome do Presidente Juarez Gutierres de Souza e da diretoria da LIESPA, em nome da primeira- dama Ana Gutierres de Souza, desejamos sucesso ao Setor 1, à sua equipe e que outros prêmios venham, pois trabalho e responsabilidade fazem a diferença na vida e no mundo em que vivemos, mesmo quando deixamos de acreditar!

Por: Fátima Rodrigues Oliveira

Jornalista

Diretora de Comunicação da Liespa

Check Also

A LIESPA DÁ BOAS-VINDAS AOS NOVOS PRESIDENTES DA VILA E DA IMPERATRIZ

O Presidente Juarez Gutierres de Souza, em nome da Diretoria Executiva da LIESPA- Liga Independente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *